"A partir da humilde receptividade ao carinho de todos, cresço e me torno o maior possível homem, por fim, me nivelo aos mesmos carinhosos, por sermos grandes iguais” (Fabio Bandeira)

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Aos colegas ACSs, nota de repúdio ao comentario feito pelo Senhor Alex Manente, candidato a prefeito.



 SINDICATIO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE DA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO - SINDACS

Santo André, 24 de agosto de 2012.


Aos colegas Agentes Comunitários de São Bernardo do Campo.

Nota de repúdio ao comentário feito pelo Sr. Alex Manente, candidato a prefeito em São Bernardo do Campo.

Nobres colegas, em um momento de tamanha importância para nossas vidas e para o futuro de nossa cidade, véspera da escolha de nossos representantes, não poderíamos deixar de assumir responsabilidades como cidadãos e profissionais da Saúde, neste sentido, nossa manifestação.
A Estratégia Saúde da Família tem se consolidado cada vez no mais no Brasil e se firmado como modelo de assistência a saúde fundamental para atingir os objetivos traçados pelas diretrizes do nosso sistema público de saúde (SUS), com um novo jeito de olhar e considerar as pessoas e a comunidade. Os profissionais do PSF assumem a missão de prestar serviços de Saúde de inteiro valor. Neste contexto, fica evidenciada a atuação imprescindível do Agente Comunitário de Saúde (ACS), que em muito, vem realizando processos inovadores na condução das demandas das pessoas e da comunidade em que atua, muitas vezes, extrapolando as barreiras que delimitam a compreensão geral dos serviços de Saúde oferecendo a população um atendimento humanizado, integral e de qualidade, contribuindo para a redução de indicadores que, sem dúvida nenhuma, assim salvam vidas e melhora a qualidade de tantas outras.

Em tempo que, nossa categoria arregaça as mangas, levanta bandeiras e trava a árdua luta em busca de conquistas que venham valorizar nossa classe e trazer dignidade a nossa profissão, buscamos intervir nos mais diversos setores da sociedade e, especialmente nos governos, que ao nosso entender, tem a maior responsabilidade sobre a saúde pública  e as condições de trabalho de seus profissionais, assim, devendo assumir o processo de transformação que atendam as nossas demandas e reivindicações.
Ocorre que, em material de Campanha distribuído pela cidade, o Sr. Alex Manente, candidato a prefeito em São Bernardo, entre críticas ao funcionamento da saúde no município, dirigiu – se aos ACSs, com a seguinte colocação:

Por que o Agente de Saúde não faz nada na comunidade?

Para nós, fica evidente que o Sr. Alex Manente, desconhece o trabalho prestado pelos ACSs de São Bernardo, e se manifesta com inteira intenção de desvalorizar o nosso trabalho usando a frase “não faz nada”, nos levando a entender que sua compreensão, pelo menos no que diz respeito à atuação do profissional ACSs, é no exato. Nada importante.
Diante do fato, reinteramos o nosso absoluto repúdio a lamentável colocação do Sr. Alex, e convocamos toda a categoria a refletir sobre a questão e devolver ao autor dos fatos com as seguintes perguntas manifestas:

1)      Como o Sr. quer ser prefeito de nossa cidade se não reconhece o trabalho prestado pelos ACSs nas comunidades e não respeita os profissionais da Saúde?

2)      O senhor pretende, se eleito, demitir toda a categoria, que segundo o Senhor, não faz nada pela comunidade, e contratar novos profissionais?

3)      O Sr. Pretende continuar com os ACSs na cidade, mesmo convencido de que não fazem nada?

4)      O Sr. Reafirma que todo o serviço prestado pelos ACSs no município se resume ao nada, subestimando nossa aprendizagem e nossa capacidade de servir em saúde? OU

5)      Se eleito, o Sr. Vai extinguir os ACSs da Saúde Municipal?


Neste Sentido, o SINDACS se posiciona, fazendo chegar a todos os colegas e exigindo do Sr. Alex Manente, que se manifeste em público a respeito de sua posição.

Atenciosamente;

Direção do SINDACS

__________________________________________________________
Sede Santo André: Rua Senador Flaquer, n° 443 – Centro – CEP: 09010-160 
Tel: (11) 25644594
www.sindacs.org.br