"A partir da humilde receptividade ao carinho de todos, cresço e me torno o maior possível homem, por fim, me nivelo aos mesmos carinhosos, por sermos grandes iguais” (Fabio Bandeira)

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Saúde da Família é aprovada por 80,7% dos usuários




O IPEA publicou  uma pesquisa sobre a satisfação dos brasileiros com o SUS e com os planos de saúde, e constatou que 80,7% dos brasileiros atendidos pela estratégia Saúde da Família (PSF) avaliam o atendimento como bom ou muito bom.
Gráfico de barras indicando a satisfação dos usuários com os seguintes serviços: postos/centros de saúde; saúde da família; médicos especialistas; urgência e emergência; distribuição de medicamentos.

Fonte: Ipea. Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS) 2010

Na estratégia Saúde da Família, cada família tem um agente comunitário de saúde de referência, e cada agente tem um médico de referência. A continuidade da relação entre o paciente e o médico facilita em muito o cuidado adequado de condições a longo prazo, como a necessidade de exames periódicos (os check-ups) ou o controle da pressão arterial. Como o médico da família é o primeiro a ser procurado quando a pessoa precisa, ele conhece melhor o histórico e pode resolver os problemas com mais eficiência.
Coincidência ou não, no dia seguinte (10 de fevereiro) o Bom-Dia Brasil fez uma matéria sobre a medicina de família de comunidade. Em resumo, na medida em que o médico tem menos contato com o paciente, ele pede mais exames complementares, gerando um cuidado mais caro e menos satisfatório. O médico de família e comunidade é especialista em fazer o contrário disso, e por isso é que ele agrega valor — faz mais por menos.
Para os leitores de primeira viagem, deixo aqui algumas sugestões de leitura:

Diadema mantem SPDM, mas Agentes Comunitários serão efetivados

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC


Depois de pressão do Ministério Público para que a Prefeitura de Diadema contratasse por concurso agentes de saúde terceirizados pela Universidade Federal de São Paulo, a administração do prefeito Mário Reali (PT) firmou convênio técnico-científico com a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, mantida pela Unifesp. O contrato permite que, na prática, as ações implementadas pela SPDM por meio de funcionários terceirizados possam continuar no município.
O primeiro acordo foi feito em 2007, na gestão de José de Filippi Júnior (PT). O MP estimou que haviam 500 servidores contratados pela Unifesp e que atuavam irregularmente no poder público municipal.
O governo justifica a manutenção da parceria por conta de diversas atividades resultantes do acordo. Entre os investimentos em Saúde destacados pelo Executivo estão a estruturação de 20 Unidades Básicas de Saúde, gerência compartilhada nas equipes de Saúde da Família, Centro de Atenção Psicossocial e a rede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. A SPDM também desenvolve políticas para o Hospital Municipal, no bairro Piraporinha, e no Quarteirão da Saúde, no Centro.